23 junho 2010

O Ministro das Obras Públicas não sabe fazer contas, ou é muito cinico !

Um país que se preze não pode aceitar ter um ministro das Obras Públicas que não sabe fazer contas, e que se resguarda em cálculos secretos para mascarar o seu cinismo e hipocrisia.
Como é que é possivel este ministro afirmar hoje que as portagens nas SCUTS a Norte respeitam critérios universais, quando vários concelhos atravessados por essas estradas têm um Poder de Compra muito inferior aos 90% da média nacional ?
Como é possivel afirmar que existem alternativas nessas SCUTS quando vários troços foram construidos mesmo em cima das antigas Estradas Nacionais, eliminando esses troços ?
Como é possivel insistir neste ataque cinico ao Norte, deixando centenas de quilómetros de Estradas, semelhantes a estas, sem quaisquer portagens, nomeadamente o IC19 e a CRIL na região de Lisboa, e dizer que os critérios são universais?

Este é um ministro que espelha bem o desprezo a que a máquina centralista do Terreiro do Paço tem pelas regiões mais pobres. É um ministro que pelas acções e decisões agrada e de que maneira às grandes empresas concessionárias que gerem as SCUTS e as Autoestradas, que assim vêm reforçados os seus lucros, sem terem que arriscar mais nenhum euro.
Este é um Ministro de um Governo que não tem nenhuma estratégia para o desenvolvimento económico das regiões mais pobres do país, que impõe politicas no ensino e na saúde que levam à desertificação do interior. É um governo que não corta nas despesas supérfulas do estado central, e apoia o despesismo incompetente nas empresas e institutos públicos, mas que tira ao Norte os fundos europeus que tanta falta fazem. É este o ministro cinico ou incompetente, que não investe nos caminhos de ferro desta região, e desvia esses fundos para um megalómano TGV que será sempre altamente deficitário nos próximos 20 ou 30 anos.

Os cidadãos do Norte têm o dever de denunciar este ministro e o seu cinismo, pois ele em vez de estar ao serviço de todo o país, prefere estar ao serviço do reforço de uma estratégia centralista, onde só uma oligarquia próxima do poder ganha, mas que até agora tem empobrecido sistemáticamente a maioria dos portugueses. É essa oligarquia centralista, interesseira, que vive á sombra do estado, ou seja de todos nós, que manobra continuamente junto dos poderes politicos, para conseguir adiar a regionalização do continente.

A batalha contra as SCUTS ainda pode ser ganha, para isso é preciso exigir a todos deputados eleitos no Norte e aos respectivos presidentes das camâras municipais, que se revoltem e se unam aos restantes cidadãos do Norte para impôr ao Governo o recuo nestas medidas. A conivência com o cinismo centralista que nos empobrece não pode ser mais tolerada nem recompensada.

1 comentário:

  1. Quando no blogue "Renovar o Porto" eu suspirava pela rápida saída do ministro Mário Jamé Lino, expunha também a convicção que o sucessor não podia ser tão mau. Enganei-me! Aliás se se fizer uma avaliação do nivel médio dos ministros nos últimos 20 ou 30 anos, verifica-se uma contínua degradação de qualidade,que ajuda a explicar porque estamos como estamos. Se ainda não batemos no fundo, devemos estar perto!

    ResponderEliminar