11 junho 2010

A Regionalização passa a ser competência do Partido do Norte (e de outros que vierem) e não moeda de troca e traição entre os partidos da situação. Esta é que é a mudança que eles temem Esta é a nossa força. (JPdS).

(CARLA SOARES... JNOnline)
Políticos dizem que partido regional é um mau caminho


Políticos da Esquerda à Direita rejeitam a criação do Partido Norte, considerando que não faz sentido no sistema português e que irá, inclusive, prejudicar a defesa da regionalização. Por sua vez, o movimento propõe uma alteração constitucional que facilite esta reforma.

O Movimento pró-Partido Norte, liderado pelo socialista Pedro Baptista, colhe a mesma crítica do PSD, do PS, do PCP e do BE.

O líder distrital do PS/Porto, Renato Sampaio, argumenta que, para além da Constituição não permitir criar partidos regionais, "não há necessidade de mais nenhum partido, quer seja no Norte, no Centro ou no Sul". "É uma aberração", reage, alertando, por outro lado, que "discursos tão regionalistas" e "radicais afastam as pessoas da regionalização", reforma defendida pelo movimento. O deputado social-democrata Agostinho Branquinho considera "errada a limitação constitucional à criação de partidos regionais". Porém, "neste momento, não se justificam" e seriam "irrelevantes" na actuação política. No caso específico do Partido Norte, julga que seria lesivo para a regionalização "porque, ideologicamente, é um saco de gatos" e "pode descredibilizar o processo".

Rui Sá, dirigente do PCP, crê que "os partidos regionais podem dificultar o processo de regionalização porque um dos papões apresentado tinha a ver com o desmembramento do país". E vê "associadas ao eventual partido" as forças partidárias que, "em Lisboa, mais criaram dificuldade" ao desenvolvimento do Norte.

Para João Teixeira Lopes, do Bloco de Esquerda, um partido regional "é péssimo para a região". "Penso que os próprios impulsionadores estão apenas a fazer pressão sobre os partidos para que se dediquem à regionalização. Não acredito que avancem para um partido", disse, ao JN.

"Argumentos bairristas"

Adepto da regionalização, nota que ela "não serve para criar um partido". E quem "aspire ter representação no Parlamento precisa de pronunciar-se sistematicamente sobre todos os temas". Além disso, lembra que o chumbo no referendo de 1998 deveu-se aos "argumentos extremamente bairristas". E "não é com este tipo de postura que nós vamos lá".

Também Fernando Gomes, ex-presidente da Câmara do Porto, crê que um partido regional "não é o melhor caminho" e "pode levar a que o país fique ainda mais dividido do que aquilo que estava no referendo" sobre a regionalização. O que é preciso, defende, "é convencer os dirigentes dentro de cada partido", em vez de "dar argumentos" a quem está contra.

Silva Peneda, antigo ministro social-democrata, nota que "Portugal não tem tradição deste tipo de fenómeno (partidos regionais). E "para criar regiões, o que é preciso é um grande entendimento".

Já Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, diz que o novo partido "é o resultado das pessoas já não acreditarem que vá haver regionalização" e concluírem que "é preciso, ao nível do sistema político, encontrar solução para o centralismo".

Paulo Morais, social-democrata que apoia o movimento mas continuará no PSD, pede uma alteração constitucional que permita criar partidos regionais e considera benéfico um partido que "defenda os interesses do Norte".

Pedro Baptista admite, porém, que o movimento poderá não esperar por uma revisão, criando o Partido Norte já em Outubro. Crê que a interpretação do texto constitucional deixa margem suficiente para isso e, em caso de chumbo, irá "recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos".

Em breve, apresenta "um mini-projecto de revisão constitucional" para retirar do referendo sobre as regiões a exigência de dupla maioria. Mas garante que o movimento "defende mais" do que a regionalização, "instrumento de desenvolvimento do Norte e do país". E acusa os partidos de "nada" fazerem por esta reforma.




Eis os Comentarios...!

Joaquim Pinto da Silva

"Quem jurou defender a constituição, onde a regionalização está inscrita?Quem é eleito por distritos, e na Assembleia apenas defende o que lhe dita a cúpula partidária?Como é que ignoram que mais de 95% dos elementos do movimento para o P Norte nunca estiveram nos actuais partidos políticos?Quem é que disse que a existência de um Partido do Norte é contra o país?O Partido do Norte vai ocupar um espaço político e ideologico vago, mas, é claro, vai tirar votos e, pior que tudo para "eles", vai tirar-lhes postos.Mas o PN quer uma outra política, com gente nova (em idade , em ideias e em seriedade), com fim de mordomias e postos de favor.O PNorte quer uma bússula para o país.Leiam http://pelonorte.blogspot."

Anónimo
Estes patuscos que são contra os partidos regionais fazem lembrar aqueles japoneses que continuavem aos tiros na floresta sem perceber que tinham perdido a guerra...JAC

OBSERVADOR 5
"DE ACORDO COM 1 NOVO PARTIDO DO NORTE! Como fazia sentido 1 Partido do Algarve sao 2 regioes muito procuradas para os politicos se Governarem ,onde estao instalados lugares partidarios onde se ganha muito dinheiro,e os algarvios encontram-se a procura de 1 emprego e ja nao a para empregadas de limpeza e empregados de mesa.A globilizaçao ( 1 palavrao) sera tambem com partidos Regionais."

Francisco Sousa Fialho
"É engraçado que digam que o partido do Norte é um saco de gatos. Provavelmente dizem-no por haver lá pessoas de diferentes perfis ideológicos. Como se isso fosse impeditivo de defender os interesses de uma Região que tem sido mal-tratada e humilhada pelos políticos instalados nos partidos centralistas CDS, PSD, PS, PCP e Bloco. Mais piada ainda tem essa de dizerem que o Partido do Norte dificultaria a Regionalização e que seria melhor estarmos todos sossegadinhos e calados enquanto essas luminárias tratariam do assunto, que como se tem visto é apenas deixar apodrecer a situação tal como está. Bem vindo seja o Partido do Norte e que seja uma força contra os situacionistas da treta e que nunca esmoreça a sua voz"


Andre Pinto
"OS PARTIDOS NÃO QUEREM O NOVO PARTIDO DO NORTE PARA NÃO PERDEREM VOTOS E OS SEUS PRIVILEGIOS. O NORTE COMEÇA A DAR PASSOS PARA ACABAR COM A INJUSTIÇA QUE NOS TEM SIDO FEITA. Região Norte é desprezada, pelo poder político. Os Nortenhos (Porto) têm um nível muito inferior aos Lisboetas, até parece que não vivemos no mesmo País. Os Portugueses do Norte têm de emigrar para Lisboa, para conseguirem sobreviver, pois em Lisboa, não falta trabalho, praticamente só não trabalham os malandros. FORÇA PARTIDO DO NORTE. NÓS TAMBÉM SOMOS PORTUGUESES..."

UK
"Estes politiqueiros da assembleia de república,estão aflitos com o partido do norte,Porquê? estão vendo tapete a fugir dos pés,lá vai o TACHO,a ABERREÇÃO,dete país são voçes aí na AR,não defedem o povo só defendem os tachos."

Laurinda Freitas
Em todo o País existem pessoas inteligentes, e medíocres, pessoas com ética, e com uma ausência total de ética. Sou do Norte; Trabalhei durante trinta e cinco anos numa empresa, em que nos primeiros vinte anos os seus dirigentes eram do Norte, entretanto, essa empresa foi invadida por dirigentes vindos de Lisboa. Esses dirigentes eram, medíocres e pessoas desumanas. Tenho ouvido dizer que as pessoas do Norte são mais inteligentes, determinadas, sinceras, etc. A competência que vi nos dirigentes vindos de Lisboa, foi de fazerem manobras contabilísticas. Por coincidência, foram esses dirigentes, que nos últimos 10 anos, me trataram como ESCRAVA. "


Joaquim Pinto da Silva
"Quem jurou defender a constituição, onde a regionalização está inscrita?Quem é eleito por distritos, e na Assembleia apenas defende o que lhe dita a cúpula partidária?Como é que ignoram que mais de 95% dos elementos do movimento para o P Norte nunca estiveram nos actuais partidos políticos?Quem é que disse que a existência de um Partido do Norte é contra o país?O Partido do Norte vai ocupar um espaço político e ideologico vago, mas, é claro, vai tirar votos e, pior que tudo para "eles", vai tirar-lhes postos.Mas o PN quer uma outra política, com gente nova (em idade , em ideias e em seriedade), com fim de mordomias e postos de favor.O PNorte quer uma bússula para o país.Leiam http://pelonorte.blogspot."


Adelino Ferreira
"Estou completamente de acordo. A grande preocupação dos partidos é o de lhes tirarem votos e muitos medíocres perderem os seus tachos. O Norte foi abandonado pelos políticos. Criaram estratégias para que o Norte perdesse muitos postos de trabalho, com pessoas de grande competência na liderança. A alguns anos atrás, as grandes empresas eram obrigadas a terem um número de administradores locais conforme o número de funcionários da empresa. Actualmente as sedes das grandes empresas estão centralizadas em Lisboa com os seus principais dirigentes. Agora, bancos, seguradoras, etc. estão em Lisboa, e as pessoas do Norte com competência de liderança, têm de emigrar para Lisboa se quiserem arranjar trabalho... Basta!.. Não à pobreza no Norte..."


Portugues
"O Norte foi sempre o capital de Portugal e Lisboa a sangue suga de Portugal. Já é tarde mas ainda vamos a Tempo de Fazer Algo pelo Norte e cá estaremos para apoiar o Norte, pois Lisboa sem as Regiões é um fosso total por que nada produz e tudo explora. É tempo de dizer a Lisboa que o Norte, o Interior, e outras Regiões também são Portugal e há que Respeitar as Pessoas e as Regiões. Quanto à leitura do TC já se sabe que o PS instrumentalizou tudo porque a Regionalização é-lhe prejudicial, mas a Constituição não proíbe como diz o TC instrumentalizado. Vamos em Frente para um Partido do Norte com Gente do Norte e que não seja subserviente de Lisboa e do Sul como muitos o são, sim, são do Norte mas concorreram por Outras Regiões diferentes."


manuel vieiram
"Para quem diz que é do norte deve estar muito bem enrraizado com os que defendem os mamões do sul,pelo que tenho conhecimento e é um facto consumado todas as gr.empresas e bancárias tiveram que deslocar as suas sedes p Lx.porque doutra forma ficavam a ver navios,conclusão vejam ao que chegou o Porto e o norte...esperemos sentados."

Anónimo

"Parte das pessoas que povoam Lisboa é oriunda das Beiras, logo, serranos. Não sejam parvos, ou pensam que por morar em Lisboa são melhores que os outros?"


Revenger
"E nós vamos fazer um partido do Sul. Só que o do norte é lá para os tais do Porto, porque Norte, Norte, não são eles, há muito Português acima deles e não vão nas cantigas desses oportunistas.É como a gente cá de baixo, se os de Lisboa são mouros para os do Porto, nós cá do Algarve seremos para eles o que? Pois eu sou tanto ou muito mais Português, do que se intitulam os tripeiros, como o são os Minhotos e os transmontanos. Deixem-se parvoíces. Temos de lutar por um único país, pelo bem de todos os Portugueses e deportar todo aquele que veio para a nossa terra, só com a ideia de nos roubar e criar clima de insegurança. Queremos gente de bem e são bem vindos, os que vierem por bem. Sejamos felizes."

Alva
"Os "artistas de variedades" são TODOS contra o "partido do Norte" mas em 30 e tal Anos de Abrilada a única coisa que fizeram, todos eles, foi estropiar o Norte e o Porto. O Trotzkista -mor, então esse, tem brilhado ao mais alto nível : .... Sacou os Fundos Europeus para o Norte e levou-os para Lisboa......e ainda teve o descaro, na última campanha eleitoral de vir ao Porto, perante um bando de palermas ululantes, dizer que a Cidade "estava parada"....Pudera !!!! Vigarista político...... Para quem tem MEMÓRIA lembro que o programa dos Abrileiros tinha os 3 Ds - o 3º D era "desenvolvimento"......É procurá-lo num Paízinho Centralizado ao extremo e Desertificado em grande parte......Que vão para o raio que os parta....."

Mário Nogueira
"Não me parece que este seja o tal partido que vá defender o NORTE.Será mais a area metropolitana do Porto e os seus acólitos.Do Norte sou eu,mesmo do Norte e ao longo desta vida raramente,muito raramente mesmo,vi alguém do Porto ou arredores a defender o Alto-Minho.Enfim,mais um saco de gatos...."

4 comentários:

  1. ««O líder distrital do PS/Porto, Renato Sampaio, argumenta que, para além da Constituição não permitir criar partidos regionais, "não há necessidade de mais nenhum partido, quer seja no Norte, no Centro ou no Sul". "É uma aberração", reage, alertando, por outro lado, que "discursos tão regionalistas" e "radicais afastam as pessoas da regionalização", reforma defendida pelo movimento.»»

    Com é possível apresentar argumentação tão petulante? Quem mandatou este cavalheiro falar em nome dos Nortenhos? Como é possível - fora de um manicómio -, usar estes termos:

    ««discursos tão regionalistas e radicais afastam as pessoas da regionalização!»»

    Pois, não foram estes cavalheiros que afastaram as pessoas da regionalização?

    Santa hipocrisia! A «aberração» não estará nesta gente?

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos,

    Para cativar o eleitorado a Norte é preciso que as opiniões expressas neste blogue e na comunicação social sejam emitidas por minhotos, aveirenses, durienses e transmontanos, RESIDENTES em cada uma dessas regiões! E os assuntos abordados não serem apenas os que preocupam os portuenses mas sim os restantes do Norte.

    ResponderEliminar
  3. Ao ler os comentários dos que se opõem à criação do PPN, duas conclusões são inevitáveis.A primeira é que estamos no bom caminho porque já estamos nitidamente a assustar todos aqueles que têm sido os donos da política. A segunda é a triste confirmação que os políticos de serviço ainda não entenderam o país e/ou estão de total má fé. O que ajuda a explicar a lamentável situação do país, e sobretudo o persistente declínio do Norte. Fica também provado que cada vez se torna mais urgente e inevitável a criação de um Partido como o nosso.

    ResponderEliminar
  4. Como é evidente já sabiamos que a criação do Partido do Norte iria causar bastantes embaraços aos politicos do sistema, que estão na politica para se servir e ajudar os seus!

    Esta é a prova de que cada vez mais se torna urgente a criação do Partido para dar "luta" aos interesses instalados!

    Abraço

    ResponderEliminar