08 junho 2010

O Norte deve liderar uma Estratégia de Desenvolvimento Económico

Uma das razões principais que me levou a aderir ao Movimento pró Partido do Norte é o acreditar na necessidade do país implementar o que eu chamo de Estratégia de Desenvolvimento Económico. Uma estratégia nacional de grande envergadura, mas que tem de ser aplicada regionalmente, de uma forma não burocratizada e participada para ser eficaz.

É uma proposta que tem como actores principais as Empresas Exportadoras, as Universidades/Politécnicos/Institutos de Investigação e o Estado (Central/Regional/Local).
É uma Estratégia que em vez das obras públicas, considera indispensável aplicar uma parte significativa dos Fundos Europeus e dos Capitais Públicos no apoio ao sector productivo nacional: a Industria, a Agricultura/Pecuária/Pescas, o Turismo, o Software/Tecnologias de Informação e a Produção Audiovisual/Industrias Criativas.

Numa época em que os recursos financeiros são escassos, em que o endividamento do país nos coloca muito dependentes dos financiamentos exteriores, este novo Partido que defende o Norte está a defender acima de tudo um Portugal viável, capaz de produzir riqueza e que por isso poderá ser mais solidário, quer entre as diversas Regiões quer entre os seus cidadãos.

2 comentários:

  1. Parece um caminho certo para reflectir, incidir no concreto e exigir a política adequada por parte de Lisboa ou de Bruzelas. Não é pedir nada é exigir/pegar no que é nosso.

    ResponderEliminar
  2. Aliás o Norte sempre liderou e desenvolveu economicamente este pobre país!

    Mas a gula da capital do império à deriva é tal, que colocou esta região, nos últimos 15/20 anos, numa das mais degradadas da União Europeia!

    Não podemos, nem devemos deixar que nos continuem a vilipendiar e a colonizar como o têm feito até agora!

    Só um Partido do Norte à nossa imagem e que nos defenda, poderá inverter esta tendência e assegurar que quando forem eleitos deputados pelo P.N., começaremos a desenvolver a Região para liderar o país!

    Abraço

    Renato oliveira

    ResponderEliminar