05 junho 2010

Regionalização da culpa



Chegou a mim uma imagem com uma temática que já tenho vindo a pensar em escrevinhar por aqui há bastante tempo mas que, por falta de oportunidade, nunca me cheguei à frente. Hoje não escapa. Os dados referem-se a 2005:


Comecemos pelo início.

Quando se diz que o Norte trabalha para que o Sul descanse à sombra da bananeira, apreciando e abusando da riqueza produzida pelos primeiros, essas acepções resultam normalmente em riso ou incredulidades de variada índole. Afinal de contas, como pode o Norte ser o motor da riqueza e, ao mesmo tempo, as estatísticas oficiais mostrarem o oposto? Seria curioso entrar por aí - e certamente o farei a breve trecho - mas fiquemo-nos para já pelo tema quente da actualidade: a dívida nacional. Analisarei a questão do PIB e afins num outro dia.

Já expliquei variadas vezes que o nosso problema não é a dívida pública, mas a dívida privada. Ao lado dos 120milM que o Sector Público deve, há ainda 260milM oriundos das famílias e empresas por aí espalhadas. A questão central é: onde andam elas espalhadas? Será que veremos, mais uma vez,centralismo? Será que até na dívida há centralismo?

Segundo o Boletim de Abril do Banco de Portugal (Maio só sairá daqui a uns dias, mas não constituirá surpresa), a resposta é positiva: o distrito de Lisboa tem uma dívida privada (109 mil milhões)que representa 42,7% dos 255 mil milhões que os privados devem ao exterior. Em segundo, vem o Porto com apenas 15%, seguido de Setúbal e Braga com 5% cada. Atente-se: mesmo com as populações mal distribuídas (facto bem sabido), a desproporção na responsabilidade da dívida é absolutamente pornográfica, sendo ainda mais desigual e injusta do que as injustiças que já todos conhecemos.

Repare-se que aqui não falamos de dívida pública. É que, muito embora os investimentos públicos sejam quase todos sulistas, ainda nem toquei nesta análise que faria descambar ainda mais a lógica desnivelada do crédito.

Falemos agora do défice comercial - isto é, a diferença negativa existente entre aquilo que anualmente importamos face ao que anualmente exportamos. Lisboa representa 80% deste défice.80%. 4 em cada 5 euros de défice comercial é provocado por Lisboa. Imagine-se o que seria se Lisboa deixasse de adquirir uma pequena parte do que importa: era imediatamente visível um aumento de um par de pontos percentuais no crescimento económico nacional.

O Norte virou-se para o exterior porque Lisboa o rejeitou e o abandonou desde cedo. Virou-se por necessidade, porque tinha de se desenmerdar e porque é composto por gente com garra, empenho e capacidade de trabalho. O Norte representa hoje 50% das exportações nacionais (já foram 2/3 há poucos anos) e ainda assim tem de trabalhar duplamente para compensar os desvairios e vícios da capital do império da treta. Ou seja, anda o Norte a trabalhar, a suar e a esforçar-se para que os seus impostos e os seus rendimentos gerados pela exportação sirvam para financiar luxos desproporcionais da capital, ano após ano. Lisboa vira as costas para o Norte na altura de o apoiar e desenvolver, mas vem sempre com a mão firme para apanhar os rendimentos que lhe suportam a boa vida. É um país a dois pesos e a duas velocidades. Não admira que já se fale em guerra civil.

A minha ideia (e proposta) era autonomizar as regiões portuguesas. Só era preciso um ano (e não mais) para que Lisboa se afundasse repentinamente e se tornasse um protectorado do FMI, tendo de desvalorizar salários para metade para readquirir a competitividade que não tem e reformular completamente o seu estilo de vida. Não é que eu odeie os lisboetas; só acho é que as pessoas precisam de aprender.

Publicado originalmente aqui por Luís Oliveira.

4 comentários:

  1. este artigo é uma cópia descarada de :http://norteamos.blogspot.com/2010/05/algumas-consideracoes-sobre-partido.html

    ResponderEliminar
  2. Tenha vergonha na cara! Não é cópia alguma! O que o senhor faz para se auto promover... Enfim...

    ResponderEliminar
  3. Eu já disse ao sr. José Silva que o meu post não é cópia de nada nem de ninguém. Não só ninguém vê nada copiado, como também já lhe mostrei argumentos disso mesmo, apesar de nunca ter visto a mesma atitude da sua parte, coisa que faria muito mais sentido quando a acusação parte desse lado, não deste. E não só eu não concordo com metade da sua ideologia pessoal, como também não preciso de copiar de ninguém para demonstrar a minha opinião. Nem agora nem nunca.

    Aliás, o que eu escrevi nem tem muito de trabalhado. Limitei-me a pegar em dados que muita gente conhece e tem acesso e retirei umas simples conclusões que qualquer nortenho conhecedor se farta de defender. Fui citado aqui porque gostaram do texto. De resto, já fiz textos bastante melhores e mais elaborados. Este não tem nada de especial nem de relevador. Só chama a atenção porque tem números. O conteúdo já é bastante conhecido. Como é que isso pode ser considerado cópia?!

    Acusações inexplicadas, arbitrárias e gratuitas são fáceis de se fazer; explicá-las é que é complicado. Por isso, se quiser continuar a alimentar estas fantasias da perseguição, esteja à vontade, mas guarde-as para si. Não use a Internet para difamar o meu nome ou a minha integridade como blogger, nem me instrumentalize para ganhar publicidade ao seu sítio.

    Espero que o assunto esteja encerrado. Por mim, já está.

    ResponderEliminar
  4. Caro António,

    Prepare-se para a avalanche de regionalistas de aviário, tal como os republicanos no dia 6 de Outubro de 1910 ou os democratas no dia 26 de Abril de 1974.

    ResponderEliminar