14 junho 2010

A importância da Comunicação

NOTA PRÉVIA - neste breve apontamento utilizo a palavra marketing no seu real significado e não na errónea acepção, tão difundida em Portugal, de que marketing e publicidade são sinónimos.

"Não chega fazer um bom produto sem o dar a conhecer e sem o valorizar". Esta afirmação é válida tanto para uma fábrica de detergentes como para um partido político. Por isso, um dos importantes capítulos do marketing é precisamente a Comunicação, que um Autor definiu como " o conjunto de sinais emitidos (...) em direcção a todos os alvos".
Itálico
Um Movimento/Partido como o nosso, em todas as fases da sua vida mas sobretudo no início quando é desconhecido da maioria e é uma incógnita para grande parte dos que o conhecem apenas de nome, tem de prestar especial e prioritária atenção à Comunicação.

Qual a mensagem a passar? Obviamente que dependerá do posicionamento que o partido decida adoptar. Sem pretender opinar, de momento, sobre esta questão, apenas enfatizarei que parece realístico considerar que os nossos alvos são heterogéneos e portanto os nossos sinais ou serão diferenciados conforme os alvos, ou então terão de ter três ou quatro ideias-força, lógicas e objectivas, capazes de ser entendidas por toda a gente. Não podemos cair na tentação de enviar sinais que só sejam descodificados por elites intelectuais.

Além da definição do teor da mensagem, há outras decisões a tomar dentro deste capítulo. Por exemplo, há que definir o vector que encaminhará as mensagens até ao receptor. Há muitos e variados meios, pelo que importará decidir quais os que serão utilizados, como, quando, e em que condições.

Importante factor no marketing, a Comunicação terá de ter o seu espaço na definição estratégica do MPPN.

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