12 junho 2010

Delírio provinciano e centralista


A imagem acima representa a Península Ibérica vista de noite. A iluminação nocturna é um bom indicador de actividade económica e concentração populacional. Na Ibéria existem 3 grandes regiões. Uma que vai da Corunha a Lisboa (Com o eixo Braga-Grande Porto-Aveiro no seu fulcro), outra no centro - Madrid -, e a região que vai da Catalunha até Lyon na França.

A linha azul representa a putativa linha de TGV Lisboa-Madrid que o governo de Lisboa insiste em querer levar por diante. Este traçado é excêntrico ao centro demográfico e económico do nosso território e deixa mais de metade da população portuguesa de fora. Para todos os que vivam entre Viana do Castelo e Coimbra esta linha não tem qualquer interesse prático. Será irracional percorrer mais de 900 km de comboio para chegar a Madrid quando se está a escassos 550 km da grande cidade castelhana. Se a crise económica não impedir este delírio provinciano e centralista teremos nós que o impedir para não hipotecarmos ainda mais o futuro dos nossos descendentes.

3 comentários:

  1. Você não deve estar a ver bem a coisa, caro António. O que são mais de 900 kms percorridos no TGV a velocidade vertiginosa?

    Sócrates, está com pressa, e além disso gosta de acelerar...para abismos.

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto! Sem dúvida alguma que a leitura é essa.

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia este mapa, mas a ideia de sobrepor-lhe o traçado Lisboa-Madrid dá uma visão bem elucidativa. Infelizmente acho que nada nem ninguém vai conseguir suster essa loucura.

    ResponderEliminar