15 julho 2010

OBSERVAÇÃO

Já todos sabemos que o País está com dificuldades, nunca o conheci noutra situação, frequentemente, os especialistas na matéria, vem lembrar-nos o facto, e em alguns casos, eles, que exerceram cargos neste mesmo País…. Como Ministros, secretários de Estado, gestores de empresas públicas etc,etc, etc. não só fazem o diagnóstico da situação como também sugerem a terapia para a cura……… uns dizem que se deve suspender a democracia, outros que a constituição não interessa, que primeiro é preciso atacar o fogo, existem aqueles que dizem que o mal está na legislação laboral, outros que resolvem o problema congelando salários, e ainda há alguns “cómicos “ que acham que devia haver um grupo parlamentar dos abstencionistas !!!!


Como se depreende, o comum dos cidadãos não acredita em nada disto, e até acha , penso eu que com razão, que estes super especialistas, estão entre aqueles que os estudos Europeus classificam !!! É QUE HÁ UM ESTUDO, QUE DIZ QUE, UM EM CADA QUATRO CIDADÃOS EUROPEUS, SOFRE DE “ MALUQUEIRA “ desculpem esta designação popular, mas é para o povo entender …..

Tenho para mim, que alguns desses opinadores, que ainda conservam alguma sanidade mental, são mais comedidos, e apenas vão dizendo que o País tem que mudar, que temos que mudar de vida etc. etc. Esses, sabem muito bem onde está o problema, não se atrevem é a contrariar a lógica vigente e muito menos, a furar o balão em que a sociedade está metida !!!!!!!! Eles lá sabem porquê ……………

Frequentemente, surgem em tudo o que é comunicação social, notícias da “ capital do império “ denunciando as diabruras do Governo no que respeita aos gastos, denunciam que o Estado gasta mais do que deve! Pelas notícias, os cidadãos chegam à conclusão que esses malandros do Governo são uns gastadores compulsivos, e credores de outros adjectivos, que por agora me permito omitir.

ISTO NÃO É TOTAL, E COMPLETAMENTE VERDADE ! A RAZÃO TOTAL NÃO É PROPRIEDADE DE NINGUÉM , E AS COISAS NÃO SÃO ASSIM TÃO SIMPLISTAS !!!!

Mas então onde gasta o Governo tanto dinheiro, e manifesta tanta incompetência na gestão do País ?

O princípio é visível !!!!! NESTA CRISE MUNDIAL, O PODER POLÍTICO NÃO ESTÁ A SER CAPAZ DE COLOCAR AS COISAS NO SEU DEVIDO LUGAR, ENQUANTO PODER LEGÍTIMO, PORQUE SUFRAGADO, ESTÁ A PERDER A OPORTUNIDADE DE SUBMETER OUTROS PODERES, ESSES SIM ILEGÍTIMOS.

E NÃO CONSEGUE ESTABELEÇER PRINCÍPIOS REGULADORES NA SOCIEDADE !!! Esta é a génese do problema !!!!!!!

É verdade que o Estado é demasiado gastador, mas também é verdade que o faz por estar a ultrapassar as suas competências ! E porque não delimita as suas funções, como seria aceitável numa sociedade moderna e democrática ! Numa sociedade livre, o Estado não deve interferir na economia em moldes proteccionistas, não deve modelar ou instituir mecanismos inibidores que sempre acabam com resultados tendenciosos, por serem fruto de relação de forças ocasional……..

O Estado deve cumprir outras funções, deve regular os princípios fundamentais da sociedade, cumprir e fazer cumprir as leis, observar as responsabilidades que garantem os direitos dos cidadãos, os constitucionais e os direitos sociais, porque resultam de consenso universal, e devem ser cabalmente cumpridos por serem inerentes à condição humana. Fora isto, o Estado tem o direito de administrar a” coisa “ sendo, de pleno direito, um actor no mercado como qualquer outro !!!!! Por forma a poder cumprir a sua real função ! O Estado não pode ser o garante das desigualdades sociais ! Não é essa a sua função !


Sou adepto dos princípios que norteam as sociedades modernas, mas não é legítimo que o dinheiro dos contribuintes sirva para formar técnicos, que depois servem para alimentar todos, em particular a economia de mercado, não sendo beneficiados aqueles que os pagaram!!! O Estado deve regular-se a si próprio, se fornece capital humano deve ser pago por isso !!!!!! O Estado não deve interferir na economia, mas também não a deve sustentar, deve gerir com rigor o dinheiro dos contribuintes……..

Quem é que não entende que a propagada necessidade de licenciados, se destina a garantir “ novos operários “ tão necessários ………….. PORQUÊ BOLONHA ?

No Mundo nada muda! Tudo se transforma ……..

A CADA UM OS SEUS DIREITOS

A CADA UM AS SUAS RESPONSABILIDADES

Sobre este e outros temas, se falará muito no futuro, como diz o meu amigo Pedro Baptista, estamos no limiar de uma nova ideologia, devemos dar prioridade à democracia e à justiça, desenvolver a sociedade com igualdade de oportunidades, onde os cidadãos possam participar, e serem verdadeiramente livres.

Abraço a todos

Valdemar Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário