02 julho 2010

O nome do MPPN tem de ser mais ouvido

O cenário repete-se, e já começa a tresandar a bafio. Todas as sextas-feiras é a mesma ladaínha. Refiro-me às entrevistas "Diferenças à Mesa" que o semanário Grande Porto realiza regularmente com diversas figuras públicas do Norte. 

Os pró-anti regionalistas [é assim que os defino] deviam começar por perceber uma coisa: os seus argumentos são demasiado áridos em objectividade para serem levados a sério. A única ideia concreta que transmitem tem um nome: medo. E suponho que esse medo pouco terá a ver com a coesão nacional, porque nunca como agora o país esteve tão fragmentado. Pode-se retalhar um país e abrir graves fissuras na sua integridade territorial de várias maneiras, sendo a mais contundente a discriminação territorial. E é isso que tem sido feito com particular gravidade a toda a Região Norte. É perante este facto que, desde logo, se esvazia por completo o argumento hipócrita dos porta-bandeiras da integridade "nacional". A verdade é que se recusam a reconhecer a realidade com um pretexto meramente ficcional.

Seria bem mais respeitável, uma vez que lá no fundo rejeitam a Regionalização, que o assumissem de vez, em lugar de andarem a enganar-se a si próprios e a tentar enganar os outros com ladaínhas piegas de falso patriotismo. É inútil insistirem na tecla da descredibilização do Movimento Pró-Partido do Norte, porque descridibilizados estão os Partidos do arco do Poder, e até os da oposição que, com mais meios, pouco mais fazem do que o comum cidadão. Talvez se lhes chegasse luz ao espírito, se percebessem que, apesar da apatia do eleitorado mais sacrificado, eles representam o déjà vu, e nós um potencial balão de oxigénio. Nós, somos a alternativa, eles, são - como diz o CAA - o mesmismo.

Quero contudo trazer à colação, um aspecto que me parece da maior importância com respeito à forma como o Movimento e o próprio Blogue do Movimento estão a ser geridos. Há que criar urgentemente uma estrutura de divulgação do MPPN mais abrangente e impactante. Os recursos nesta fase, percebo, serão limitados, mas mesmo assim considero que se podia fazer mais e melhor. O Blogue deverá procurar ser mais rigoroso na comunicação e incluir artigos de opinião de outras figuras de destaque. Creio que se está a levar demasiado longe o recato. A propaganda tem de crescer, a adesão de simpatizantes tem de começar a sentir-se mais e os tempos mortos devem ser evitados. Um Blogue com tão sérios objectivos como este ,tem de ser mais dinâmico, caso contrário poderá perder simpatizantes. Há que aproveitar este espaço para informar os eventuais militantes como podem fazer a sua inscrição. Há, igualmente, que flexibilizar a militância àquelas pessoas que, por motivos de idade ou de indisponibilidade pessoal, queiram inscrever-se para dar o seu contributo sem contudo serem obrigadas a cooperar em regime full-time, deixando aos mais jovens as actividades regulares.

É preciso, em resumo,  não deixar morrer o nome do Movimento.

1 comentário:

  1. CAro Rui,

    Não se preocupe com «cães». O que é preciso é que a caravana passe. Isto é, que o movimento se organize, que exclua os indesejáveis, que se credebilize, que estude e apresente propostas pertinentes, viáveis, justas no todo nacional. Na actual conjuntura política e económica, basta ser credível para ter sucesso.

    Não se esqueça que estamos em Julho. Naturalmente o ritmo abranda.

    ResponderEliminar