01 setembro 2010

On topic

Regressado de um curto período de descanso, dei por mim a pensar se valeria a pena continuar, "a pregar no deserto", já que os resultados de uma contestação cerrada às prestações governativas são pouco menos que decepcionantes. Isto, em si mesmo, até podia ser um bom sinal, podia até querer dizer que o Governo estava no bom caminho, que o país estava a arrumar-se e que afinal já não faziam sentido as nossas críticas. O problema é que estamos rodeados de coisas aparentemente válidas mas que na realidade não servem para nada.

Entre essas coisas, contam os jornais, as rádios e as televisões, cuja produção poderia ter um impacto verdadeiramente positivo na vida dos portugueses se os homens que os dirigem tivessem uma concepção profunda e não distorcida do chamado serviço público. Na realidade, não é isso que acontece. Os jornalistas, limitam-se a representar, a simular a prestação de um serviço, esvaziando a essência da maioria dos assuntos sem nunca chegarem ao seu âmago.

Os incêndios, em Portugal, são um fenómeno recorrente. Ver pessoas, matas, árvores e animais serem ciclicamente dizimadas pelo fogo é das coisas que mais me incomodam. Na Europa, Portugal é um país com um clima temperado mas com frequentes verões escaldantes. Toda a gente sabe que é assim, só os governantes parecem ignorá-lo, porque não há meio de se decidirem a implementar uma política eficaz com rotinas de prevenção aos fogos e de fiscalização das matas. Da acção governativa de combate aos fogos, pouco mais se conhece do que os equipamentos e o pessoal, mas com o acto [fogos] já consumado, e depois os sermões com o choradinho da praxe. Prevenir, é que nicles! Dá trabalho, e não dará lá muito jeito, presumo...

Objectivamente, deveria ser este o ponto a "explorar" pelos media, mas não, passa-lhes quase sempre ao lado, sendo facilmente manipulados pelos argumentos esfarrapados dos de sempre, ou seja: os políticos e as suas lamúrias. Porque as pessoas não têm cuidado, porque são os pirómanos, porque não há isto, porque falta aquilo, a verdade é que nada se altera de ano para ano, mesmo que entretanto tenham morrido pessoas e ardido milhares de hectares de floresta!

Como estes desfechos são crónicos, para casos desta gravidade, pessoalmente, defenderia uma política pouca democrática, não só para os proprietários dos terrenos, que não cuidam deles, como para o próprio Estado e seus directos responsáveis. Mão de ferro e pena dura para os prevaricadores, sem recursos judiciais. Ponto. Portugal, um país onde a Democracia nunca foi levada a sério, tornou-se o paraíso ideal dos oportunistas e foras-da-lei. Com uma Democracia de rédea curta, onde o crime deixásse de compensar, talvez tivéssemos alguma hipótese de colocar a "casa" em ordem.

Com a palhaçada desta nossa Democracia, é que nunca lá chegaremos. Quem disser o contrário mente, ou é lunático.

Sem comentários:

Enviar um comentário