20 dezembro 2010

SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DO MPN




Caros amigos, companheiros nortenhos:

Há sete meses éramos uma dúzia, hoje já nos ouvem e repetem pelos vários nortes do Norte. Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Admirados e seguidos pelos nossos, respeitados pelos hesitantes, temidos pelos inimigos. Partidos tradicionais dão cambalhota para fazerem suas as nossas propostas e retirar-nos força de mobilização. Mas só nos credibilizam.

No início do Ano Novo, esperam-nos importantes tarefas: acabar a recolha de assinaturas, realizar um grande evento de juventude, mobilizar os diversos sectores sociais e geográficos do Norte, constituir o partido em Congresso com uma sólida base, encetar o combate pela sua legalização.

Quero desejar-vos a todos, no momento difícil que atravessamos, resultado do jugo colonial centralista a que ainda estamos submetidos, umas Festas radiantes e um Novo Ano com Vida Nova para a nossa Região Norte, para os nossos irmãos galegos e galécicos com quem constituímos uma euro-região, e para Portugal que formámos há 867 anos e por quem sempre nos sacrificámos.

Um abraço para todos e um beijinho especial para a geração que nasce no mesmo ano do MPN e do Partido do Norte! É para eles que lutamos!

Pedro Baptista

6 comentários:

  1. .. tenho imensa dificuldade em perceber como é que algo que está ainda em fase de concepção, não tem linhas programáticas definidas, não tem estatutos a regular o seu funcionamento ... já consegue ter um Presidente ....

    Luis Vasquez

    ResponderEliminar
  2. É muito simples Luis, o presidente foi eleito por esmagadora maioria pelos membros do MPN.

    Aposto que no seu partido (e não sei qual é) as confusões são bem maiores mas já ninguém se admira....

    ResponderEliminar
  3. .. eu não disse se ele foi eleito ou não ... só achei estranho que num Movimento que ainda anda à procura de uma linha de entendimento, que ainda nem sequer tem estatutos que definam, por exemplo, como devem ser eleitos os seus orgãos dirigentes, já tenha um Presidente.

    Cada um sabe as linhas com que se cose. Não pertenço a partido nenhum, e o surgimento do Movimento Partido do Norte foi para mim uma esperança que algo diferente pudesse surgir que fomentasse e dinamizasse a participação dos nortenhos na discussão dos problemas do país.

    Lamentavelmente essa esperança esvai-se porque, afinal, começo a concluir que o funcionamento do PNorte não é diferente do dos partidos tradicionais, que ele tanto crítica.

    Não basta mandar uns bitaites, lançar meia dúzia de medidas avulso fruto da imaginação de um ou dois iluminados. Tem de haver sustentação para o que se propoe, sustentação técnica e política e tem, principalmente, de haver envolvimento real, congregação de interesses e inteligências, para se atingir esses objectivos. Lamentavelmente, não sinto que o PN tenha conseguido potenciar o capital de simpatia que o seu aparecimento gerou.

    Estarei, talvez, mal informado mas, nesse caso, parece evidente que a estratégia de comunicação não tem dado resultado.

    Cumprimentos

    Luis

    ResponderEliminar
  4. Caro Luis, lamento que pense assim. Como posso verificar não tem procurado o MPN nem informação acerca de si, apereça conviva com a realidade!

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Caro Ricardo, Não sei onde foi verificar para saber que n tenho procurado o PN mas, também não interessa para o caso. A realidade é o dia a dia e o marasmo político em que a maioria de nós anda mergulhado. O surgimento do PN agitou algumas consciências. A minha também. Pensei que, finalmente iria haver uma estrutura que , fugindo às práticas dos partidos tradicionais, fosse capaz de fazer regressar à política tantos que passaram a fazê-lo simplesmente de 4 em 4 anos. Pensei que fosse capaz de trazer à política os milhares de jovens que estão completamente a marimbar-se para ela. Pensei que, pelo facto de se dizer um partido de tipo novo ( muito diferente de ser um partido novo ) fosse capaz de criar uma estrutura irganizativa que baseasse a sua actividade na criação de pequenos grupos de reflexão, de discussão, capazes de fornecer a sustentação para uma cúpula que inevitavelmente teria de existir. Pensei que esses grupos iriam poder juntar pessoas de diferentes idades, experiências, ideologias até, segundo critérios desde o local de habitação até ao ambiente sócio-profissional em que se inseriam, ou mesmo, por motivo nenhum, a não ser discutir política e querer ter uma palavra activa na mesma. A base de trabalho estava lançada - o Norte e os seus problemas - uma base de trabalho imenso mas suficientemente abrangente para poder sentar à mesma mesa pessoas tão diferentes.

    Quando me apercebi que o PN já tinha um Presidente, até os queixos me caíram .. afinal ... era mais do mesmo ...

    Sejam imaginativos ... juntem as pessoas ... mas, não só as pessoas reconhecidamente 'publicas', não, as pessoas 'normais' .. os chamados militantes de base ... se é que verdadeiramente os querem ter ... Até este site, este blogue é ineficiente para por as pessoas a trocar ideias. Parece mais um jornal oficial do Partido, que quer ser um partido (de tipo) novo ...

    Quererá mesmo ? ... ou isso é coisa de basista e dá muito trabalho ... ?

    Cumprimentos

    Luis

    ResponderEliminar
  6. Luis, ainda no passado fim-de-semana juntamos umas dezenas pessoas dos mais diversos quadrantes a discutir tudo aquilo por quanto anseia, mantenha-se atento e apareça no próximo mês, e no seguinte, e no posterior a esse, e logo virá outro, apareça também na sede às terças-feiras ao fim do dia, como vê não faltam oportunidades.

    cumprimentos,
    Ricardo

    ResponderEliminar