25 dezembro 2010

Banco e Fundo de Desenvolvimento Regional

As Comissões Executivas do MPN - Movimento Pró Partido do Norte da AIM - Associação Industrial do Minho estiveram reunidas no dia 23 de Dezembro para analisar em conjunto a situação económica e social que se vive na Região Norte e discutir soluções para um Novo Norte.

No decurso do encontro, o Presidente do MPN - Prof. Dr. Pedro Baptista - apresentou uma síntese de alguns dos projectos que o Movimento defende para o Norte, como a criação de um Banco e Fundo de Desenvolvimento Regional - que maximize a captação de fundos da nossa rede de lusofonia e que os aplique em investimentos na região -, a necessidade da racionalização dos gastos com a administração pública alcançáveis pela Regionalização, a proposta das Câmaras da Região liderarem a criação de uma infra-estrutura ferroviária de Alta Velocidade que ligue Braga a Vigo e à AVE e aumente a mobilidade no Norte e a necessidade de uma forte aposta na Indústria como motor de desenvolvimento, entre outras. A AIM também transmitiu as conclusões da sua experiência na Área da Formação Profissional, com importantes sugestões para uma política de formação mais adequada às necessidades e recursos do país, tendo disponibilizado as suas instalações e estruturas para iniciativas a favor da Região Norte entendidas de realização conjunto e manifestado grande entusiamo com as medidas inovadores e dinamizadoras que se apresentaram.

O MPN irá continuar a contactar as forças vivas da Região, indo em Janeiro desenvolver mais iniciativas desta índole, agora em Vila Real.
 
José Carlos Ferraz Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário