(... in JN)
Governo beneficia diário da Cofina
2009-12-21
PAULO FERREIRA
O Estado gastou, nos primeiros nove meses deste ano, 8,8 milhões de euros na ocupação de espaço publicitário nos jornais diários. Metade dessa verba foi colocada em apenas um título: o "Correio da Manhã", do grupo Cofina.
Metade do investimento publicitário feito pelo Estado nos jornais diários de maior expansão até Setembro de 2009 ficou nos cofres do "Correio da Manhã". Um estudo feito pela Media Monitor (empresa da Marktest que analisa o mercado publicitário) mostra que, entre inserções no caderno principal e no caderno de classificados, o diário do grupo Cofina arrecadou, até ao final do terceiro trimestre deste ano, quase 4,5 milhões de euros, exactamente metade dos gastos realizados pelo Estado: 8,8 milhões de euros.
Os dados agora conhecidos (ver infografias na página ao lado) contrariam a tese, propalada em meados do mês passado, de que o Estado estaria a beneficiar o grupo Controlinveste, a que o JN pertence. Nessa altura, um texto publicado pelo revista "Sábado" (título do grupo Cofina) apontava para a existência de um "padrão" que supostamente mostraria como o Executivo de José Sócrates estaria propositadamente a desinvestir no "Público" e no "Sol", em benefício do "Diário de Notícias" (detido pela Controlinveste) e do "Jornal de Notícias". A notícia não fazia qualquer alusão ao dinheiro colocado pelo Estado no "Correio da Manhã".
Os números agora conhecidos revelam, de facto, não um "padrão", mas três. O "Correio da Manhã" é o grande beneficiário, no que diz respeito aos anúncios colocados pelo Estado nos cadernos dos diários generalistas. Isto porque, já em 2008, aquele título arrecadara 49,6% do dinheiro despendido pelo Governo. Ou seja: o jornal da Cofina vale para o investidor Estado tanto como a soma dos restantes jornais diários.
Segundo "padrão": os jornais com a massa de leitores a Sul arrecadam 72,5% da publicidade estatal. Para o "JN" sobram 27,5%. Com sensivelmente o mesmo número de leitores (concentrados a Norte) do que o "Correio da Manhã" (concentrados a Sul), o "JN" regista um valor da receita publicitária inferior a 48% em 2008 e 45% em 2009, relativamente ao seu concorrente mais directo. Contas feitas, a diferença entre o "JN" e o "Correio da Manhã" é favorável a este último em cerca de três milhões de euros em 2008 e de dois milhões até Setembro deste ano.
Terceiro "padrão": o grupo Controlinveste, apesar de deter três jornais diários ("JN", "DN" e "24horas"), não chega a encaixar metade do investimento estatal. Os números do "24horas", que conta com cerca de 250 mil leitores, aproximam-se, aliás, da irrelevância.
Outros dados retirados do estudo da Media Monitor permitem sustentar ainda melhor este "padrão". Até Setembro, o Estado já investiu mais 925 mil euros em espaço publicitário nos cadernos principais do que em todo o ano passado: 43% desse acréscimo foi encaminhado para o "Correio da Manhã". Se se dividir a verba por grupos de comunicação social, reparamos que a Controlinveste, proprietária de três diários, ficou com 388 mil euros; a Cofina, apenas com um diário, recolheu mais 399 mil euros.
Quando, de resto, se olha para os números das audiências médias e dos leitores de cada título, é fácil perceber que as diferenças entre os jornais e os grupos em causa estão longe de justificar a disparidade do investimento realizado pelo Estado. Um exemplo: a Controlinveste tem mais 55% de leitores do que o "Correio da Manhã", mas obtém do Estado apenas mais 28% dos gastos em publicidade; e o grupo Cofina recebe entre 21% e 31% mais investimento publicitário por leitor do que os concorrentes.
(Gentilmente enviado pelo amigo, AM Alves)
Caros compatriotas: é mais uma face da verdadeira colonização centralista do eixo lisboa-cascais e, esta também, uma prova da aniquilação que lisboa pretende para o Norte.
ResponderEliminarJá agora:
O pai das scuts, um tal Cravinho, do partido socialista, disse um dia que aquelas estradas pagar-se-iam a si próprias sem que para isso houvesse necessidade de as portajar. Hoje, o partido-colonialista-socialista-ainda-no-poder, decidiu que vamos pagar por passar nessas estradas! Nós, nortenhos do Condado Portucalense, sabemos que muita escumalha que poisa o cú na assembleia da republica e eleito pelos círculos eleitorais nortenhos nada fazem para defender a nossa Região. Mais, são coniventes no colonialismo imposto por lisboa, que ano após ano nos tenta aniquilar como Povo, como Nação. Agora só faltava que os autarcas, aqui residentes, tivessem tiradas destas: "A cobrança de portagens nas SCUT era uma inevitabilidade", ou "as pessoas não perceberam que tem que fazer sacrifícios e se não for hoje é amanhã"...
Mas esse ignóbil autarca social-democrata da Póvoa de Varzim ainda não percebeu que até agora as pessoas do Norte não têm feito outra coisa senão sacrifícios, auto-impostos pelo governo colonialista de lisboa? Temos a maior taxa de desemprego no Norte, mas o governo de lisboa continua a abrir empresas públicas (em lisboa) em vez de encerrar ou fundir para assim poupar!? Temos os hospitais, escolas e centros de saúde a encerrar todos os dias no Norte. E em lisboa, já fechou alguma dessas entidades!? Pagamos impostos e vemos que mais de mil milhões não foram cobrados por ineficáia da máquina fiscal com sede em lisboa!? Sabemos que existe normativo para atacar os sinais exteriores de riqueza e percebemos que até hoje pouco ou nada foi feito para obrigar os "transfugas" do fisco a pagarem de acordo com a sua riqueza. Vemos algumas figuram emergentes do eixo lisboa-cascais a aparecerem nas revistas como os mais ricos de Portugal e alguém se preocupa em saber, por exemplo, como um sulista comerciante de pneus surge agora entre os mais ricos?! Lemos nos jornais, naqueles ainda não totalmente controlados pelo governo colonialista de lisboa, que todos os dias são desviados milhões e milhões de euros com origem na comunidade e destinados ao desenvolvimento do Norte a serem desviados parao cú centralista lisboeta!!! Vemos lisboa e o seu governo colonialista a insistirem no absurdo da construção de um novo aeroporto (mesmo depois de desmontada a verdadeira razão para tal) mas a continuar a investir numa linha de metro para o actual aeroporto da Portela!? Por outro lado o governo lisboeta continua a colocar barreiras e obstáculos ao desenvolvimento da rede de metro do Porto!???
Por onde tem andado este igóbil autarca?
Lute contra a tirania colonialista, lute pelos interesses do seu povo! Ou será que já tem apalavrado um lugarzito num obscuro mas bem remunerado gabinete em lisboa para quando se reformar da autarquia?