08 outubro 2010

FUNDO "JESSICA" ARRANCA EM PORTUGAL, COM SEDE DO BEI EM GUIMARÃES

Teve lugar no passado dia 6 de Outubro, em Guimarães, na Câmara Municipal, uma reunião de trabalho do Comité de Investimento da iniciativa “JESSICA Portugal”, tendo em vista a implementação deste mecanismo de engenharia financeira.

O Norte foi a região portuguesa escolhida para instalar a sede do “Office” do Banco Europeu de Investimento (BEI), que assegurará as funções de gestão do Fundo, tendo sido definida a sua localização em Guimarães, considerando o seu reconhecido currículo em políticas e programas de regeneração urbana de sucesso e o programa de “Capital Europeia da Cultura” em 2012.

Carlos Lage, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e “Gestor do ON.2 – O Novo Norte”, foi eleito Presidente do Comité de Investimento do Fundo “JESSICA Portugal”, órgão com as funções de aprovação da constituição de “fundos de desenvolvimento urbano”. ;

Criada pela Comissão Europeia, a iniciativa JESSICA baseia-se no princípio de recuperação e reaplicação dos fundos concedidos, não aplicando quaisquer verbas a fundo perdido, multiplicando dessa forma o montante inicial investido. O “holding fund” português é participado pelo Estado (através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças) e pelos Programas Operacionais Regionais e de Valorização do Território do QREN, num volume de 130 milhões de Euros, que se espera seja capaz de alavancar cerca de 1000 milhões de euros de investimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário